segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fique de Olho! Tudo o que você precisa saber sobre o Novo ENEN.

Tudo que você precisa saber sobre o Novo Enem




Exigir dos vestibulandos mais análise e raciocínio, combinando, em uma única prova, as virtudes do vestibular clássico – como a abrangência de conteúdos – com o modelo de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que privilegia a análise. Foi com este objetivo que, no final do último mês de março, o Ministério da Educação (MEC) apresentou à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a proposta de substituir os vestibulares por uma avaliação única, a partir de uma reestruturação do Enem.

“Precisamos romper com este gargalo do vestibular para que o rito de passagem da Educação Básica para a Educação Superior possa ser menos traumática e mais instigante, inspiradora e inteligente”, afirmou, na ocasião, o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele, a proposta, colocada em prática, poderá impactar a qualidade do ensino, permitindo que as escolas se organizem de maneira mais adequada. “Mesmo a pessoa mais bem preparada teme o vestibular nos moldes de hoje. Às vezes, a exigência da memorização é tamanha que o estado emocional do aluno acaba prejudicando seu desempenho”, observou o ministro.

A proposta do MEC, de reformulação do Enem e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais, tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de Ensino Superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

• Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
• Como primeira fase;
• Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
• Combinado com o vestibular da instituição;

Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de Ensino Superior divulgará em seus editais em qual formato participará e se haverá diferenças entre os cursos.

Das 55 universidades federais, 46 instituições adotarão o Enem, sete ainda não se decidiram e duas não levarão em conta o resultado do exame em seu vestibular. Clique aqui e saiba como cada universidade federal utilizará o Enem.

O Enem também será utilizado para o ingresso nos cursos de graduação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Os estudantes poderão escolher entre licenciaturas ou cursos superiores de tecnologia. Clique aqui e veja a lista dos institutos que adotaram o Enem.

Além de ser usado nos vestibulares, o novo Enem vai servir também para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo.

Criado em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores, os chamados egressos.

Por que mudar o Enem?

O MEC está buscando com o novo Enem uma reformulação do currículo do Ensino Médio. De acordo com o Ministério, o vestibular nos moldes de hoje produz efeitos insalubres sobre o currículo do Ensino Médio, que está cada vez mais voltado para o acúmulo excessivo de conteúdos. A proposta é sinalizar para o Ensino Médio outro tipo de formação, mais voltada para a solução de problemas. Outra vantagem de um exame unificado é promover a mobilidade dos alunos pelo País. Segundo o MEC, centralizar os exames seletivos é mais uma forma de democratizar o acesso a todas as universidades.

Aplicação da prova

O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:

- no dia 03/10/2009 (sábado): das 13h às 17h30 – Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

- no dia 04/10/2009 (domingo): das 13h às 18h30 – Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional.

É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Por motivo de segurança, não será permitido aos participantes se ausentarem da sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame. Os participantes só poderão sair com o caderno de questões após quatro horas de prova.

Como será a prova?

O novo exame será composto por testes em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemáticas e suas Tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Quando sairão os resultados do Enem 2009?

A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, os participantes do Enem 2009 receberão o Boletim Individual de Resultado. As médias serão enviadas via Correios para o endereço indicado na ficha de inscrição. Para consultar os resultados individuais pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) serão necessários o número do CPF e a senha de acesso, cadastrados na fase de inscrição.

Como estudar para o novo Enem?

O novo Enem é estruturado levando em conta os conteúdos ministrados no Ensino Médio. A inovação é na forma de abordagem desses conteúdos, com foco no conjunto de habilidades que o aluno deve ter ao final do Ensino Médio, e não na mera acumulação de fórmulas e informações desvinculadas da aplicação. Ou seja, uma prova que valorize mais o raciocínio e não a chamada “decoreba”. Portanto, quem vem se preparando para uma prova tradicional de seleção e para o antigo Enem está preparado para o novo Enem.

Como será o sistema de seleção unificada?

O candidato a uma vaga no Ensino Superior poderá concorrer a cinco cursos ou instituições, mas apenas naquelas universidades que adotarem o Enem como única forma de ingresso. As instituições que optarem utilizar o Enem como única avaliação para selecionar os ingressantes participarão de um Sistema de Seleção Unificada, informatizado e on-line.

Nesse sistema, as universidades informarão quantas vagas têm disponíveis para cada curso e qual é o peso que cada uma das grandes áreas do conhecimento terá na nota final do aluno – linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação e língua estrangeira); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

O aluno que participou do Enem 2009 se inscreve no sistema, que calculará sua nota final, já com os pesos estabelecidos, e o aluno poderá simular a inscrição em até cinco cursos ou instituições, durante todo o período em que o sistema ficar disponível na Internet. Caso a universidade decida utilizar o Enem como segunda fase ou com a nota do Enem agregada à nota de um vestibular próprio, a instituição deverá decidir e publicar as regras de inscrição e participação em seus editais.

Inscrições ao Enem 2009 terminam com mais de 4,5 milhões de inscritos

As inscrições para o Enem 2009 foram encerradas no dia 19 de julho, totalizando 4.576.126 pessoas inscritas. O número é menor do que as 6 milhões de inscrições que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) esperava registrar neste ano. O estado que registrou o maior número de inscrições foi São Paulo (1.003.474). No Rio de Janeiro, 311.641 candidatos se inscreveram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário