domingo, 16 de agosto de 2009

H1N1 - Informações gerais





Conceito de Vírus
Um vírus, (em latim, toxina ou veneno), é uma partícula acelular sub-microscópica, que intoxica uma célula viva / célula hospedeira.
Um Vírus não pode se reproduzir por seus próprios meios. É dependente de acolhimento metabólico da máquina celular para ser replicado ou reproduzido.
A maioria dos vírus geralmente causa doenças leves como o resfriado comum e alguns até não causam qualquer sintoma e pode passar despercebido, mas alguns causam doenças que podem ser graves e mortais como as gripes aviária e suína, a AIDS, e a hepatite C.

Como Tratar Uma Doença Dessas?
Desde que se descobriu que os antibióticos não prejudicam um vírus, o tratamento de doenças virais como a gripe principalmente é feito com medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas e não para matar o vírus. (Não se mata uma toxina).

E os Antivirais?
Eles agem inibindo um dos processos químicos que vão permitir o desenvolvimento da virose. Não destroem o vírus. O Tamiflu, por exemplo inibe a liberação dos novos vírus produzidos pelas células infectadas.

Qual é a cara do Vírus?
Os vírus da gripe são pleomórficos (variáveis ou mutáveis), a maioria é esférica ou ovóide e filamentoso, ssRNA , vírus envelopado com uma simetria helicoidal (Fig. 2). Eles são cobertos por lipídios / lipoproteínas envelope.

Influenza virus

http://micro.magnet.fsu.edu/cells/viruses/influenzavirus.html

Molecular Expressions, The Florida State University (Michael W. Davidson, National High Magnetic Field Laboratory, 1800 East Paul Dirac Drive, The Florida State University, Tallahassee, Florida 32306).
Electron micrograph of the Influenza virus (~200nm in diameter)















Linda Stannard (Department of Medical Microbiology, University of Cape Town, South Africa)
Como acontece a Infecção?

Access Excellence @ the National Health Museum (1411 K St., NW, Suite 1300, Washington, DC 20005)

Uma vez no organismo, o vírus é reconhecido pelas células como nutriente, internalizado, digerido e seu RNA utilizado como código para a produção de novos vírus. Se as células não se esvaem pela alta atividade, são atacadas pela primeira linha do Sistema Imunológico.
Os primeiros sintomas coincidem com as primeiras respostas imunológicas (febre, dor no corpo, cansaço).
Quanto maior o número de células intoxicadas, maior o estrago!
Geralmente tem Jeito!
Na grande maioria das vezes, o organismo dá conta da confusão, pois o Sistema imunológico consegue chegar à ultima etapa do trabalho que é produzir anticorpos. As células brancas do sangue limpam a bagunça e o organismo fica protegido pra sempre contra a tal toxina.

Mas, às vezes, Não!
Se o organismo está debilitado ou o sistema imunológico estiver inibido por algum motivo (imunodeficiencia, medicamentos contra o câncer, outros medicamentos, gravidez, primeira infância, terceira idade, etc.), o que seria só uma gripe pode ser fatal.

Cuide-se!
• Evite aglomerações e contato com doentes;
• Zele pela higiene;
• Alimente-se bem e hidrate-se;
• Durma bem
• Evite o cigarro

Webgrafia

http://www.csa.com/discoveryguides/avian/review3.php
http://www.accessexcellence.org/RC/VL/GG/influenza.html
http://micro.magnet.fsu.edu/cells/viruses/influenzavirus.html
http://web.uct.ac.za/depts/mmi/stannard/fluvirus.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Influenzavirus_A
http://medicineworld.org/news/news-archives/society-news/2106462972-Nov-18-2006.html
http://www.bulas.med.br/
http://www.geocities.com/cadernaofarmaco6.html?200913

Autoria: Rosa Maria de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário